quarta-feira, 20 de abril de 2011

Um minuto de Silêncio


Final de semana, domingo dia de assistir a um jogo de futebol. Para alguns, cultura inútil que em nada acrescenta. Eu não penso assim, acho que a gente consegue aprender observando qualquer situação, ou vendo qualquer coisa na TV, por exemplo, até mesmo o Big Brother. É sempre uma aula de antropologia ver primatas evoluídos, trancafiados e sendo observados vinte e quatro horas por dia. Ver que o comportamento é sempre padrão. Divisão em grupos, conflitos, machos alfa, o que mostra que não somos tão diferentes assim dos chimpanzés, não é mesmo? Só que como somos mais inteligentes, também nos tornamos mais letais.

Antes de iniciar a partida pelo campeonato paulista, o árbitro pede que os jogadores se dirijam para o círculo do meio campo para que seja respeitado um minuto de silêncio, em homenagem às vítimas do terremoto no Japão. A homenagem é anunciada nos autofalantes do estádio, para os torcedores que entusiasmados gritam palavras de ordem, mostrando o seu amor pelo time do coração. O “minuto de silêncio” ocorre e é totalmente ignorado pela torcida que continua ovacionando o seu time. Assim também acontece durante a execução do hino nacional.

Como o jogo estivesse monótono eu comecei a zapear. Nada de interessante na televisão, que maçada! Até que me deparei com uma partida pelo campeonato inglês. Antes do início, um cenário bem parecido com o do nosso. A torcida animada, só que mais vestida por causa do rigor do inverno europeu. Então o juiz apita para que os participantes guardem um minuto de silêncio, não sei se pelo mesmo motivo. Silêncio total no estádio! Poderia se ouvir tranquilamente o choro de uma criança. Mas nem isso. Até chamei meu filho para assistir e comparar os dois eventos.

Foi só um exemplo para ilustrar um pensamento que eu sempre compartilho quando dialogo com as pessoas sobre civilidade que para mim pode ser resumida como “a arte de não furar fila e não jogar lixo na rua”.

Nós brasileiros como povo somos lamentáveis. Há muito que evoluir...

Eu proponho agora para quem estiver lendo este texto, um minuto de silêncio e reflexão sobre a nossa falta de civilidade/educação.

Agnaldo Garcia

Um comentário:

  1. Concordo plenamente com vc.A educação é observada pelas atitudes de respeito, e nem precisa falar difícil, basta agir com dignidade.
    Regina Pirajá

    ResponderExcluir